Seguidores

terça-feira, 28 de novembro de 2006

Biblioteca Nacional: o grande "cérebro de concreto"



Um dos aspectos mais interessantes de escrever o SD8 foi a idéia de relatar um pouco da história e do dia a dia da Biblioteca Nacional (onde realizei parte de minhas pesquisas). O personagem principal, Francisco Abayomi, faz estágio na BN e o misterioso diário do "Santos-Dumont número 8" é encontrado lá. A partir do capítulo 6 também aparecem na aventura de Abayomi fatos e lendas do lugar onde, segundo o acadêmico Eduardo Portella, os tempos se encontram e, juntos, são capazes de promover a rememoração, a ocorrência e a premonição. Uma das tais lendas é aquela sobre... Melhor, copiar aqui um pequeno trecho do próprio "Santos-Dumont número 8". Vem do capítulo 6:

Também era comum comentar-se sobre os espectros daqueles convidados relacionados para o lançamento da pedra fundamental da Biblioteca Nacional em 15 de agosto de 1905, cujos nomes foram gravados a fogo em um pedaço de couro, que logo depois foi colocado e enclausurado em uma urna de aço enterrada no terreno sobre o qual foi erguido o prédio da biblioteca. A urna ainda está lá, mesmo depois de todos estes anos, e por isso, dizem, ainda mantém, presos naquele ambiente, todos aqueles fantasmas, com a promessa premonitória de que um dia no futuro, talvez não muito distante, retornarão à luz, com uma lembrança ainda nítida daqueles dias no passado...


Lendo o SD8 você poderá ter uma idéia do mistérios escondidos pelos salões do grande cérebro de concreto, protegido pelos leões da cultura, que se ergue na Av. Rio Branco, 219 e que guarda aventuras inesgotáveis para além do tempo e do espaço.

Visite também http://www.bn.br.



Nenhum comentário: