Seguidores
sexta-feira, 28 de julho de 2006
quarta-feira, 26 de julho de 2006
Santos-Dumont é pop!
Enviado por C. S. Soares às 6:18:00 PM 0 comentários
Dois elevados aos cubos (*)
(*) Primeira nota do autor em Santos-Dumont Número 8
Enviado por C. S. Soares às 1:15:00 AM 0 comentários
Biblioteca Rodolfo Garcia da ABL.
Enviado por C. S. Soares às 12:33:00 AM 0 comentários
terça-feira, 25 de julho de 2006
Cartilha "Santos-Dumont e a invenção do avião"
Enviado por C. S. Soares às 11:55:00 AM 0 comentários
segunda-feira, 24 de julho de 2006
"Teaser" do SD8
Enviado por C. S. Soares às 8:40:00 PM 0 comentários
DVD "Santos-Dumont: O homem que deu asas ao mundo."
Vale a pena conferir!!!
O preço do DVD é R$ 19,90 + despesas de envio. Parte da renda obtida será destinada ao Museu de Cabangu, que há vários anos vem lutando pela preservação da memória deste brasileiro ilustre.
O contato dos produtores é:
dvdsantosdumont@cabangu.com.br
São Paulo: (11) 9490-3673
Minas Gerais: (32) 3251-1278
Rio de Janeiro: (24) 9823-1312
Enviado por C. S. Soares às 6:30:00 PM 0 comentários
Os funenais de Santos-Dumont (21 de Dezembro de 1932) - PARTE II
Abre-se a terra do Brasil para acolher o homem que conquistou o céu!
Santos-Dumont será levado, em procissão cívica imponente, ao túmulo em que ficará, perpetuamente velado pelo culto nacional.
(Fonte: O ótimo vídeo "Alberto Santos-Dumont - O homem que deu asas ao mundo".)
Enviado por C. S. Soares às 6:04:00 PM 0 comentários
domingo, 23 de julho de 2006
No Orkut: Comunidade "Santos-Dumont 14 Bis 100 anos"
No mês de outubro de 2006, como uma homenagem genuinamente brasileira, todos os donos de comunidades brasileiras (e nós somos 70% do Orkut!!) trocarão as imagens de suas respectivas comunidades, independentemente dos assuntos que discutam, pela logo "14 Bis: 100 anos do avião" (aí ao lado).
Imaginem uma enxurrada de comunidades com uma foto do 14-Bis... Que ironia hein? Uma foto, apenas uma foto... mais ou menos como aquela história dos irmãos Wright... só que agora, nós é que comandamos o jogo...
E então, vamos nos organizar?
Enviado por C. S. Soares às 8:18:00 PM 0 comentários
A certidão de óbito de Santos-Dumont
Uma curiosidade é que a certidão de óbito do invetor ficou desaparecida por cerca de 23 anos. O motivo da morte foi omitido desde a ditadura de Getúlio Vargas, quando criou-se a figura-mito do herói nacional. Os governantes acreditavam que um herói suicida não ficaria bem nos livros de história. Quando foi encontrada, dava como causa mortis um suposto 'Colapso Cardíaco'.
(Fonte: Revista Época Online)
Enviado por C. S. Soares às 11:29:00 AM 0 comentários
A "Carta de despedida de Santos-Dumont"
Em alguns sites pode ser encontrada uma "carta de despedida" de Santos-Dumont. Aqui temos um problema: a referência exata à divulgação original da carta não existe em lugar nenhum, apesar do seu conteúdo até ser coerente com o (muito pouco, podem ter certeza...) que sabemos sobre a personalidade e os sonhos, realizações e decepções do grande inventor em relação à sua ("maldita?", "beligerante?") invenção...
Façamos, por instantes, uma viagem de 74 anos ao passado. Estamos em um sábado, 23 de julho de 1932. Receberemos pelo rádio a notícia da morte do "Pai de Aviação", no quarto 152 do Grand Hotel La Plage no Guarujá. A causa de sua morte será escondida. Esperaremos o conflito acabar para podermos lhe prestar as devidas homenagens. O avião, indubitavelmente uma de suas grandes contribuição à história da humanidade, continuará sendo usado como um instrumento beligerante, inclusive para matar irmãos brasileiros.
A maior contribuição de Santos-Dumont (e essa nem a morte consegue apagar) será o espírito de colaboração entre os homens. Trabalho árduo e distribuição livre de conhecimento para o crescimento e avanço tecnológico e a aproximação entre os diferentes povos, para que um dia, melhor se compreendam.
A "Carta de despedida de Santos-Dumont" talvez não seja verídica (é até bem provável que não seja mesmo) , mas o seu conteúdo serve para fazer pensar.
Deixo com vocês, neste 23 de julho de 2006, a "carta". 74 anos após Santos-Dumont deixar a vida e definitivamente entrar na História.
Caso a "carta" não tenha sido escrita de fato por Alberto Santos-Dumont, não faz mal. Pelo menos um pouco de sua idéias e ideais poderão ser lembradas através dessas palavras. E que esta lembrança seja acompanhada de um sentimento de ESPERANÇA, pois esta, independente da "História", sempre se renova.
A seguir a "carta"...
Áqueles que compartilharam comigo a tristeza desta vida.
O que adianta senhores, viver e não interferir na vivência das pessoas? O que adianta passarmos nesta vida como uma flecha, rápida e imperceptível?
A verdade da vida consiste em fazermos parte, de atuarmos pelo bem do homem, e não como uma triste lembrança de mal agouro, que amarga os sonhos, assim como os ditadores do passado, a fome do presente e o pessimismo do futuro. Viver consiste no dia a dia, e não no amanhã. É atuar descompromissadamente a favor do próximo, pois já dizia o poeta "belo dar ao ser solicitado, porém é mais belo dar sem ser solicitado, por haver apenas compreendido".
Senhores, muito sofri. Fui utilizado como joguete, intensificando um panorama caótico e antropofágico. A escravização mental é um de nossos males, o apego ilimitável à materialidade nos corrompe, como a relva exposta ao fogo. Perdemos a noção do que é ético, pois a ética capitalista não preserva a existência da humanidade, ela é em si e por si. É a essência daquilo que de mal temos.
Onde, digam-me, podemos encontrar um refúgio, um subterfúgio, a fim de nos mantermos invulneráveis daquilo que nos aflige? No amor. No amor pelo próximo, no amor pela vida, no amor desapegado e sem interesse, pois daqui nada se leva, somente as boas (ou más) lembranças voluptuosas que levaremos para o Jardim do Éden, ou para algum lugar diametralmente oposto, mais profundo e odioso.
Como sabem, associam minha imagem à da daquele instrumento, que, doravante, o considero um mero instrumento supérfluo e de utilização, sobretudo beligerante. De quanto vale, pergunto-lhes, todo desenvolvimento tecnológico, se o homem não é a medida e o fim dessas coisas? Que ordem é essa que obriga o homem àquilo de mais desprezível e assustador? Se essa exacerbada materialidade nos conduz a um fim nocivo, por que tudo isso tornou um vício?
Senhores, despeço-me de vossas mercês deixando uma mensagem que sirva de ferramenta para, mesmo que minimamente, altere os seus dia-a-dias e suprima, a partir do momento em que tornem conscientizados de tais verdades, a corrupção do mundo: "O homem somente se faz homem na relação com o próximo. O alicerce nas relações é a confiança recíproca. E às vezes somos iludidos pela confiança, mas a desconfiança faz com que sejamos enganados por nós mesmos.
Alberto Santos Dumont
Enviado por C. S. Soares às 11:05:00 AM 0 comentários
sábado, 22 de julho de 2006
Sob a infuência de Júlio Verne
Santos-Dumont escreveu em "Os meus balões"...
"Nesse tempo (de infância), confesso, meu autor favorito era Júlio Verne. A sadia imaginação deste escritor verdadeiramente grande, atuando com magia sôbre as imutáveis leis da matéria, me fascinou desde a infância. Nas suas concepções audaciosas eu via, sem nunca me embaraçar em qualquer dúvida, a mecânica e a ciência dos tempos do porvir, em que o homem, unicamente pelo seu gênio, se transformaria em um semideus. Com o capitão Nemo e seus convidados explorei as profundidades do Oceano, nesse precursor do submarino, o "Nautilus". Com Philéas Fogg fiz em oitenta dias a volta do mundo. Na "Ilha a Hélice" e na "Casa a Vapor", minha credulidade de menino saudou com entusiástico acolhimento o triunfo definitivo do automobilismo, que nessa ocasião não tinha ainda nome. Com Heitor Servadac naveguei pelo espaço. " (SANTOS-DUMONT, Alberto. Os meus balões.)
Enviado por C. S. Soares às 1:53:00 PM 0 comentários
Por que a primazia do vôo do "mais pesado que o ar" é de Santos-Dumont?
2. Wilbur Wright apareceu em público, pela primeira vez, em 8 de agosto de 1908 em Le Mans, França, apresentando o "Flyer" equipado com um motor francês "Barriquand et Marre" de 30 hp.
3. Em 1907, quando Charles Voisin e outros franceses também já voavam, os Wright estiveram vários meses na França, período em que adquiriram o motor com que voariam em 1908.
4. Em sua primeira aparição pública, Wilbur Wright afirmou que ele e seu irmão Orville haviam voado com motor em 1903, 1904 e 1905, quando pararam suas experiências para vender sua idéia. Quando questionados sobre qual motor usavam naquelas oportunidades disseram ter construído, eles mesmos, um que pesava 110 Kg e desenvolvia 12 hp.
5. Nos anos de 1903, 1904 e 1905 os Wright voavam em um planador.
6. A edição número 12, de 1939, da revista da National Aeronautic Association publicou um quadro com os recordes da aviação no mundo, até aquela data. Neste quadro Santos-Dumont detém o primeiro lugar e os Wright somente o oitavo.
7. Em 1904 os irmãos Wright requereram na Inglaterra a patente para um planador.
8. Em 1916 o Aeroclube dos EUA designou Santos-Dumont para ser seu delegado na Conferência Pan Americana de Aeronáutica realizada em Santiago do Chile.
9. Até a década de 30 os próprios americanos davam a Santos-Dumont a glória de ter sido o pioneiro.
Em breve outras mais...
(Fonte: NAPOLEÃO, Aluizio. Santos-Dumont: A conquista do ar. Associação Brasileira de Ultraleves.)
Enviado por C. S. Soares às 12:53:00 PM 0 comentários
quinta-feira, 20 de julho de 2006
Do Sonho aos Ares
A Comissão do Centenário do 14-Bis apresenta...
http://www.14bis.mil.br/multimidia/santos_dumont_cd.mpg
Enviado por C. S. Soares às 7:16:00 PM 0 comentários
Santos=Dumont e o Projeto Gutenberg
Alguns podem ser acessados de forma integral no site do Projeto Gutenberg. Alguns dos autores que fazem referência a Santos Dumont em suas obras são:
Octave Chanute, Victor Appleton, William J. Claxton e Herbert George Wells. Algumas obras são ensaios sobre aeronáutica, outras romances.
Use a ferramenta "Advanced Search" em Basta digitar o "Santos Dumont" na caixa "Full Text". Depois, sobre os resultados, basta clicar em "Context" para ver em que contexto o argumento de busca aparece.
Enviado por C. S. Soares às 7:10:00 PM 0 comentários
Santos-Dumont Número 8 no Google Groups
o Santos-Dumont Número 8 também está no Google Groups também.
http://groups.google.com/group/santosdumontnumero8
Enviado por C. S. Soares às 6:22:00 PM 0 comentários
quarta-feira, 19 de julho de 2006
Santos-Dumont e a ABL
Enviado por C. S. Soares às 8:19:00 PM 0 comentários
sexta-feira, 14 de julho de 2006
Onde o diário do "Santos-Dumont Número 8" será encontrado...
Não deixe de visitar o site da Biblioteca Nacional em http://www.bn.br.
Enviado por C. S. Soares às 5:38:00 PM 0 comentários
Obras de Santos-Dumont para download grátis
Ótima oportunidade para conhecer um pouco mais da vida e obra de Santos-Dumont pelas palavras do próprio.
1. DUMONT, Alberto Santos. Os meus balões.
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/vo000004.pdf
2. DUMONT, Alberto Santos. O que eu vi. O que nós veremos. http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bi000197.pdf
Enviado por C. S. Soares às 2:07:00 PM 0 comentários
20 de Julho
Em maio de 1931, Santos-Dumont aceita concorrer à cadeira 38 da Academia Brasileira de Letras, vaga desde a morte do acadêmico Graça Aranha. Contudo, no meio do caminho, surgem boatos sobre sua desistência. Como os boatos não se confirmam, a tempo, acaba sendo eleito. Na época, tal desencontro de informações foi chamado pelo acadêmico Humberto de Campos de "O Mistério Santos-Dumont" - que por si só já daria uma boa historia.
Vale a pena visitar o novo site da ABL e acompanhar as novidades da "Casa de Machado de Assis" em http://www.academia.org.br.
Para completar, em 1969 (há 37 anos), no mesmo 20 de julho, Neil Armstrong e Buzz Aldrin pisaram o solo lunar.
Enviado por C. S. Soares às 1:14:00 PM 0 comentários
quarta-feira, 12 de julho de 2006
Os funerais de Santos-Dumont (21 de Dezembro de 1932)
Rio, 21 (“Estado”) - Revestiram-se de grande imponencia os funeraes de Santos-Dumont hoje realisados. Toda cidade delle participou, reverenciando a memória do immortal patrício. O povo carioca que desde a manhan de domingo ultimo não cessou de manifestar o seu comovido pesar, accorreu a prestar as ultimas homenagens ao “pae da aviação”. Ao longo do trajeto percorrido pelo cortejo, da avenida Rio Branco á Necrópole de São João Batista, a multidão em alas estacionava a presenciar respeitosa o desfilar do préstito fúnebre. Esse desfile durou mais de quatro horas...
Enviado por C. S. Soares às 9:06:00 PM 2 comentários
sábado, 8 de julho de 2006
O Coração de Santos-Dumont
Enviado por C. S. Soares às 8:52:00 PM 0 comentários
Criada a comunidade "Santos-Dumont Número 8" no Orkut
Alberto Santos-Dumont numerou suas invenções aeronáuticas seqüencialmente: do "Santos-Dumont Número 1" ao "Santos-Dumont Número 22". Estranhamente, um nessa seqüência foi deixado para trás. Biógrafos são quase unânimes em afirmar que ele nunca existiu. O motivo? A suposta superstição do inventor. A única e incômoda lacuna se encontra, justamente, entre os números 7 e 9. Em contrapartida, o "Número 14" teve um bis... O mistério começa, agora, a ser desvendado...
Por quem? Francisco Abayomi.
Quando? Em 23 de outubro de 2006.
Onde? Na Biblioteca Nacional. "O lugar onde os tempos se encontram e, juntos, são capazes de promover a rememoração, a ocorrência e a premonição..."
"... Por que as causas precisam ser buscadas."
O livro? "SANTOS-DUMONT NÚMERO 8".
O autor? CLÁUDIO DE SOUZA-SOARES
A editora? UNIVERSO DOS LIVROS
Em agosto nas melhores livrarias do país.
Acesse http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=10858235
Enviado por C. S. Soares às 8:19:00 PM 0 comentários