Seguidores

sábado, 22 de julho de 2006

Sob a infuência de Júlio Verne

Santos-Dumont escreveu em "Os meus balões"...


"Nesse tempo (de infância), confesso, meu autor favorito era Júlio Verne. A sadia imaginação deste escritor verdadeiramente grande, atuando com magia sôbre as imutáveis leis da matéria, me fascinou desde a infância. Nas suas concepções audaciosas eu via, sem nunca me embaraçar em qualquer dúvida, a mecânica e a ciência dos tempos do porvir, em que o homem, unicamente pelo seu gênio, se transformaria em um semideus. Com o capitão Nemo e seus convidados explorei as profundidades do Oceano, nesse precursor do submarino, o "Nautilus". Com Philéas Fogg fiz em oitenta dias a volta do mundo. Na "Ilha a Hélice" e na "Casa a Vapor", minha credulidade de menino saudou com entusiástico acolhimento o triunfo definitivo do automobilismo, que nessa ocasião não tinha ainda nome. Com Heitor Servadac naveguei pelo espaço. " (SANTOS-DUMONT, Alberto. Os meus balões.)

Nenhum comentário: