Seguidores

quarta-feira, 26 de julho de 2006

Biblioteca Rodolfo Garcia da ABL.

Biblioteca Rodolfo Garcia ou simplesmente BRG. Uma nova biblioteca na ABL. Tradição e tecnologia. Informação na ponta dos dedos. O "Santos-Dumont Número 8" praticamente foi terminado lá. As últimas pesquisas, os acertos e (quase intermináveis) últimas revisões. Lá eu escrevi a "nota do autor" do SD8, e por coincidência (dessas coisas do destino que acontecem mesmo, independentemente de nossa vontade) em 15 de março de 2006. Coincidências sempre elas. Coincidências como as que me levaram a me desviar alguns (ou muitos) graus da idéia inicial de escrever uma biografia (o SD8 não pretende ser uma biografia!) logo que comecei minhas pesquisas na Biblioteca Nacional. Esse romance também é sobre a BN, e terminá-lo na BRG, biblioteca que recebeu o nome de Rodolfo Garcia, historiador, e que também foi diretor da Biblioteca Nacional, me faz pensar que a próxima volta no ciclo desse "número 8" esteja sendo iniciada... e muito bem iniciada. Caso more no Rio, não deixe de visitar a BRG. Quem sabe poderá até sentir um pouco do "clima" que me fez trazê-la um pouco para esse livro (ou mesmo me encontrar por lá, já trabalhando no próximo). Você também poderá sentir um pouco desse "clima" no capítulo 81 do "Santos-Dumont Número 8". O primeiro do "Segundo Cubo"... Minhas saudações à BRG! E também ao inesquecível Josué Montello, que com muita inspiração, lhe escolheu o nome.

Nenhum comentário: