Seguidores

quarta-feira, 12 de julho de 2006

Os funerais de Santos-Dumont (21 de Dezembro de 1932)

Extraído do Estado de São Paulo, Sexta-feira, 23 de Dezembro de 1932.

Rio, 21 (“Estado”) - Revestiram-se de grande imponencia os funeraes de Santos-Dumont hoje realisados. Toda cidade delle participou, reverenciando a memória do immortal patrício. O povo carioca que desde a manhan de domingo ultimo não cessou de manifestar o seu comovido pesar, accorreu a prestar as ultimas homenagens ao “pae da aviação”. Ao longo do trajeto percorrido pelo cortejo, da avenida Rio Branco á Necrópole de São João Batista, a multidão em alas estacionava a presenciar respeitosa o desfilar do préstito fúnebre. Esse desfile durou mais de quatro horas...

2 comentários:

Anônimo disse...

Claudio esta errrado aos funerais de Santos Dumont,a data correta foi velado na igreja Nossa Senhora do Brasil em 4 de abril de 1933 e enterrado em 5 de abril do mesmo ano

C. S. Soares disse...

Caro Lelington, como lhe comentei por scrap, fiquei curioso em saber de onde você retirou a informação dos funerais de Alberto em 5 de abril. Não encontrei referências a essa data nas cronologias de Alberto Santos-Dumont que pesquisei, apenas para 4 de abril: a destruição do 14-Bis em 1907.

É claro que nossas informações (dado o fato de sermos observadores à distância :-) baseiam-se na qualidade de "testemunho" de nossas referências.

Por enquanto, até se prove o contrário, prefiro ficar com a data de 21 de dezembro de 1932. A seguir algumas de minhas justificativas:

Aqui no blog eu coloco um extrato da cobertura dos funerais de Santos-Dumont retirada do Jornal Estado de São Paulo de 23/12/1932 (microfilmado na Biblioteca Nacional).

No site http://www.agendasantosdumont.com.br/ (basta procurar o mês de dezembro, dia 21) também pode ser consultado o seguinte texto: "-1932- Foi realizado seu sepultamento Cemitério São João Batista no Rio de Janeiro, sob forte temporal..."

No site da Camara Municipal de Santos-Dumont (http://www.downloadnow.com.br/historia/historia08.php) a informação também é de que seus funerais aconteceram em 21 de dezembro de 1932.

No livro "Santos Dumont e a invenção do vôo" do Henrique Lins de Barros, nas páginas 124 e 125, a informação é a da chegada do corpo de Santos-Dumont ao Rio de Janeiro em 17 de dezembro de 1932.

No site "Centenário do 14-Bis" (http://www.santosdumont.14bis.mil.br) do governo federal, na seção Cronologia, encontra-se o texto: "21/12/1932 - Alberto Santos Dumont é colocado no túmulo no Cemitério São João Batista. O corpo de Alberto Santos Dumont é colocado no túmulo no Cemitério São João Batista, sua pousada definitiva. No instante em que seu corpo era colocado no túmulo, caia um forte temporal. O céu chorava suas lágrimas pela ausência definitiva daquele que tanto lhe tinha feito companhia."

Um forte abraço!