Santos-Dumont é pop!
O que Elvis, Beatles, Carl Orff e Santos-Dumont têm em comum? (Bom, além do fato dos quatro serem "pop", é claro.) No "Santos-Dumont Número 8", um livro para ser lido, "assistido" e "ouvido", enquanto imaginava suas cenas e escrevia o romance, em determinados momentos, não pude evitar imaginar uma espécie de trilha sonora também. Algumas canções especificamente acabaram (de certa forma) parando no livro também. Uma delas "Sweet Caroline", composição de Neil Diamond, era praticamente inevitável que não aparecesse, já que havia pensado na idéia de misturar, sob a égide de uma das personagens, referências a vários tipos de mídias, nessa história (meio hipertextual) e existe uma forte presença da "personagem" Carolina no "SD8". Elvis Presley gravou Sweet Caroline em 1970, no álbum "Elvis On Stage". Os Beatles aparecem na história através de uma citação a Nowhere man, do álbum "Rubber Soul", de 1965 e outra a Please Mister Postman do álbum "With the Beatles", de 1963. Carmina Burana, de Carl Orff, é quase um fundo musical, "tomando conta do ambiente", por todo o livro, onipresente, como a "roda da fortuna", aquela que gira eternamente, expondo os homens às constantes mudanças, aquela que traz as novidades e as surpresas, que representa o "ciclo da vida".
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